top of page

5 ALIMENTOS QUE AJUDAM A PREVENIR AS CÁRIES

Atualizado: 21 de dez. de 2023

Proteja seus dentes de forma natural e saudável.


Quem nunca ouviu a famosa frase "Você é o que você come" e fez uma rápida autoanálise de seus hábitos alimentares, ficando com aquela leve preocupação de que talvez as coisas não estejam tão boas assim?


Pois é, a sua saúde em geral, não apenas física, mas também emocional, está estritamente ligada à forma pela qual você se alimenta e o tipo de alimentos que consome.


Por isso, optar por ter uma alimentação saudável e natural, é um excelente meio de prevenir diversas doenças, de reduzir o estresse e de ter mais disposição para as tarefas do dia a dia. Com a saúde bucal não poderia ser diferente.


Assim como temos alimentos que danificam nossos dentes e causam enfermidades, também encontramos uma gama de outros que nos ajudam a manter a higiene bucal e a prevenir doenças orais, dentre elas a temida cárie.


Apesar de ser um problema recorrente, tanto em crianças como em adultos, a cárie deve ser vista com seriedade, uma vez que se não for tratada, pode trazer problemas maiores, como a perda do próprio dente.


Por isso, trouxemos neste artigo cinco alimentos que ao serem consumidos ajudam a prevenir o aparecimento das cáries, além de tornar sua alimentação muito mais saudável. Ressaltando que, apenas uma boa alimentação não evita o problema, se esta não for acompanhada de uma correta higiene bucal.


MAÇÃ


A maçã, por ser um alimento detergente e adstringente, ajuda muito na limpeza oral, pois remove as impurezas e as bactérias dos dentes.


Além disso, por ter uma textura fibrosa e dura, quando você mastiga a maçã, o atrito provocado pela mastigação retira os micro-organismos e evita a formação de placa bacteriana.


Por este motivo o consumo regular de maçã é muito recomendado, principalmente quando o assunto é prevenção de cáries. A fruta possui uma grande diversidade de nutrientes considerados excelentes para a saúde bucal e fortalecimento da arcada dentária.


CEREAIS


Os cereais são alimentos fibrosos, por isso também são excelentes para a prevenção das cáries, pois como necessitam de um trabalho maior de mastigação, eles fazem com que haja um aumento na produção de saliva, melhorando a lubrificação da mucosa bucal e equilibrando o Ph da boca, evitando assim o aparecimento desta enfermidade.


Além disso, os grãos são riquíssimos em ferro e vitamina B, substâncias importantes para manter a saúde das gengivas. Os grãos, na verdade, são alimentos essenciais para a saúde em geral.


Por serem ricos em fibras, ajudam no funcionamento do organismo, principalmente na hora da digestão. Como exemplo de cereais e alimentos fibrosos podemos citar o farelo de trigo, massas de grão inteiro, arroz integral, aveia, gérmen trigo, granola, feijão, lentilha, etc.


FRUTAS SECAS


As frutas secas são excelentes alimentos para serem consumidos se sua intenção for prevenir as cáries.


Afinal, são alimentos muito ricos em fibra e, como dito anteriormente, ajudam a manter o fluxo de saliva, criando defesas contra essa doença, ajudando naturalmente na saúde bucal.


Assim, substituir os docinhos e sobremesas por frutas secas como passas, bananas, maçãs e laranjas, pode ser uma boa opção até para adquirir hábitos alimentares mais saudáveis.


MORANGO


Você sabia que o morango é excelente para te ajudar a manter os dentes branquinhos?


Pois é, essa fruta possui um adstringente natural chamado ácido málico, que ajuda a reduzir manchas tanto no rosto como nos dentes também.


O morango, assim como a maçã, é um alimento adstringente, com isso também remove impurezas e bactérias e ajuda a prevenir as cáries.


Além disso, é uma fruta com alta concentração de vitamina C, também ajudando no combate ao acúmulo de placas dentárias.


LEITE, QUEIJOS E DERIVADOS


Os derivados do leite possuem também um papel importante quando o assunto é a prevenção das cáries. Inclusive, estudos vem demonstrando que o leite, por ser rico em cálcio, ajuda no desenvolvimento dos dentes, e os protege.


O leite e seus derivados, assim como a maçã e outros alimentos mencionados, também atuam no aumento do pH da boca e no estímulo da salivação, o que é muito importante para a saúde bucal.


Além disso, o queijo, por exemplo, possui uma proteína, a caseína, que junto ao cálcio e ao fósforo, presentes nos laticínios, auxilia na reparação do esmalte dos dentes, diminuindo a acidez bucal e protegendo os dentes de algumas bactérias, e doenças.


Os produtos lácteos, por serem excelentes fontes de cálcio e fósforo, atuam diminuindo a desmineralização dentária e prevenindo o acúmulo de placas, evitando, consequentemente, o surgimento de cáries.














PASSAJÁ® traz alívio instantâneo da dor de dente, com ação anestésica local. Cada mL de Passajá contém: cloridrato de procaína 1mg / timol 4mg / mentol 8mg / cânfora 2mg. Registro: 103420050. PASSAJÁ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO PARA USO EM CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM MULHERES GRÁVIDAS OU EM ALEITAMENTO MATERNO SEM ORIENTAÇÃO DO MÉDICO OU CIRURGIÃO DENTISTA.



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page