top of page

BRUXISMO: VOCÊ SABE O QUE É?

Atualizado: 21 de dez. de 2023



Você conhece alguém que range os dentes enquanto dorme?


Esse ato involuntário de friccionar e ranger os dentes de forma recorrente e excessiva, principalmente ao dormir, acomete 40% da população brasileira e é conhecido como bruxismo.


Apesar de ser classificado como um distúrbio do sono, o bruxismo pode ocorrer a qualquer hora do dia, de forma inconsciente e geralmente causado por fatores genéticos, respiratórios ou psicológicos.


Essa desordem funcional afeta a saúde bucal ocasionando o amolecimento e o desgaste dos dentes, podendo, em casos mais graves, gerar disfunção na articulação temporomandibular e na gengiva.


MAS COMO IDENTIFICAR?


O desgaste e o amolecimento dos dentes, são os principais sintomas do bruxismo, porém existem outros indicativos da existência desta disfunção, dentre eles:

  • dor de cabeça

  • dor e zumbido no ouvido

  • dor mandibular

  • estalos ao movimentar o maxilar

  • Hipersensibilidade dos dentes

  • dor no pescoço,

  • cansaço

  • diminuição do fluxo salivar

  • dor nos músculos da face

Por isso, caso note, em algum momento, a presença de um desses sintomas em você ou em alguém da sua convivência, o ideal é que consulte um médico ou um dentista para o devido diagnóstico e tratamento.



E O QUE CAUSA O BRUXISMO?


Diversas são as causas que podem estar relacionadas a um quadro de bruxismo. Por isso é essencial uma avaliação médica ou odontológica do caso concreto, a fim de detectar o que pode estar ocasionando esta condição.


O bruxismo pode estar relacionado a fatores psicológicos como ansiedade, estresse, nervosismo, depressão, como também à fatores respiratórios como ronco, apnéia do sono, dentre outros.


A genética também aparece como um dos fatores desencadeadores do bruxismo. Diversas pesquisas têm demonstrado que filhos de pais com bruxismo, apresentam a mesma disfunção em até 50% dos casos.


E atenção! Caso você tenha bruxismo ou conheça alguém com essa condição, saiba que o consumo excessivo de cigarro, café e álcool também pode agravar o quadro.



COMO TRATAR?


O tratamento para o bruxismo dependerá do diagnóstico médico e odontológico realizado.


Caso o bruxismo se apresente como uma consequência de condições emocionais, ou seja, estresse, ansiedade e depressão, o tratamento utilizado para o controle desses fatores psicológicos irá juntamente tratar essa disfunção.


Da mesma forma, ocorrerá quando o diagnóstico apresentado detectar fatores respiratórios como a causa. O tratamento desta aliviará os sintomas do bruxismo.


Porém , não existe ainda um tratamento eficaz que cure essa disfunção.


Atualmente, o tratamento mais utilizado é a prescrição de placas interoclusais de silicone ou as placas rígidas de acrílico. Elas ajudam a reduzir o atrito dos dentes, evitando o desgaste, dentre outros benefícios que diminuem os danos que o bruxismo causa à saúde.
















PASSAJÁ® traz alívio instantâneo da dor de dente, com ação anestésica local. Cada mL de Passajá contém: cloridrato de procaína 1mg / timol 4mg / mentol 8mg / cânfora 2mg. Registro: 103420050. PASSAJÁ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO PARA USO EM CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM MULHERES GRÁVIDAS OU EM ALEITAMENTO MATERNO SEM ORIENTAÇÃO DO MÉDICO OU CIRURGIÃO DENTISTA.



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page