top of page

DENTES SENSÍVEIS? O QUE PODE SER?

Atualizado: 21 de dez. de 2023


Quem nunca sentiu uma dorzinha quando tomou um sorvete ou um cafezinho?


Às vezes, quando ingerimos alimentos e bebidas quentes ou frias, somos acometidos por uma sensibilidade dentária que pode variar de leve a intensa.


Mas você sabe porque isso acontece?


A hipersensibilidade dentinária ocorre quando há a exposição da dentina, camada interna do dente que fica entre o esmalte e a cavidade pulpar. Assim, sempre que a dentina ficar exposta, haverá dor local devido à sua proximidade com a polpa, onde estão os nervos e vasos dos dentes.


Existem diversos fatores que podem levar a esta exposição, como a forma que se realiza a higiene bucal, o creme dental utilizado e até algumas enfermidades que podem comprometer a sua saúde.


Por isso, enumeramos alguns desses elementos para te ajudar a entender melhor o problema e orientar sobre a necessidade de consultar um cirurgião dentista para o devido diagnóstico e tratamento.


ENFERMIDADES


Você sabia que diversas doenças bucais podem causar sensibilidade nos dentes?


A cárie, por exemplo, por deteriorar os dentes, expõe a dentina causando sensibilidade e caso não seja tratada pode evoluir para um quadro mais grave de dor.


Outra doença que também causa sensibilidade é a periodontite, pois tem como um de seus sintomas a retração gengival, que expõe as raízes dos dentes, causando dor ao ingerir certos alimentos e bebidas.


Por isso, ao sentir sensibilidade dentária, principalmente se esta for recorrente, fique atento a alguns outros sinais que podem estar presente em sua boca, como furinhos nos dentes, manchas, sangramentos gengivais e não negligencie! Marque imediatamente uma consulta com o dentista.


DESGASTE DOS DENTES


Apesar de estar ligada à manifestação de algumas doenças, a sensibilidade dentária, muitas vezes pode não ter como causa algo grave, mas apenas um desgaste do esmalte dos dentes.


São diversas as situações que podem causar esse desgaste, desde a forma como se realiza a higiene bucal, quando se emprega muita força ou utiliza uma escova mais dura, como o uso de alguns cremes dentais abrasivos, como os clareadores, que acabam danificando o esmalte quando aplicados muitas vezes sobre os dentes.


Outro fator que também provoca o desgaste gradual do esmalte é a ingestão frequente de alimentos ácidos sem a devida higienização posterior. Esses ácidos aceleram o processo de desmineralização do esmalte, causando a sensibilidade.


RETRAÇÃO GENGIVAL


A retração gengival pode ocorrer tanto por um mau hábito de higiene bucal como por uma doença oral.


As vezes, quando escovamos os dentes com pressa ou utilizamos uma escova inapropriada, ocasionamos traumas em nossa gengiva que, se não forem tratados devidamente, podem gerar uma retração da gengiva.


Quando isso ocorre, parte da raiz dos dentes fica exposta, gerando dor e sensibilidade devido à proximidade de elementos externos com a den􀆟na e a polpa, onde encontram-se os nervos e vasos.


Algumas doenças, como as infecções gengivais, também causam essa retração, por isso é muito importante que o dentista seja consultado para diagnos􀆟car a causa da sensibilidade e iniciar o tratamento necessário.


Apesar de muitas vezes a sensibilidade nos dentes não representar algo grave, a demora em buscar a ajuda de um profissional habilitado pode ocasionar o agravamento do problema e gerar complicações.


Por isso, consulte o dentista caso sinta uma constante sensibilidade nos dentes.


Apenas este profissional poderá analisar o caso concreto e diagnosticá-lo corretamente.


Afinal trata-se de um quadro cujo tratamento pode variar da prescrição de um simples creme dental à realização de procedimentos odontológico mais complexos.















PASSAJÁ® traz alívio instantâneo da dor de dente, com ação anestésica local. Cada mL de Passajá contém: cloridrato de procaína 1mg / timol 4mg / mentol 8mg / cânfora 2mg. Registro: 103420050. PASSAJÁ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. NÃO USE ESTE MEDICAMENTO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO É CONTRAINDICADO PARA USO EM CRIANÇAS. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM MULHERES GRÁVIDAS OU EM ALEITAMENTO MATERNO SEM ORIENTAÇÃO DO MÉDICO OU CIRURGIÃO DENTISTA.



14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page